Fluido de freio é um termo conhecido, pois qual o motorista que ainda não ouviu falar dele? Embora nem todo mundo saiba para que serve e quando trocar!
O fluido de freio é um líquido especial que, como nome já diz, é utilizado no sistema de freios do carro.
Ele serve para transferir a pressão exercida sobre o pedal de freios até as pastilhas e sapatas de freio, trabalhando em conjunto com os discos e tambores para a frenagem.
Além disso ele atua também como um lubrificante do sistema.
O fluido de freio é um elemento que faz parte dos itens de segurança do carro e por isso, merece uma atenção e cuidado especial.
E por esse motivo é que fizemos este post, para que você saiba qual a importância da troca e quando trocar. Vamos lá!
Características do Fluido de Freio
A qualidade do fluido é medida pela relação entre a taxa de compressão e o ponto de ebulição.
Portanto, Fluidos de freio bons apresentam baixa taxa de compressibilidade e alto ponto de ebulição.
Vamos entender essas duas característica:
1 – Compressibilidade
Quando o freio do carro é acionado o normal é que o carro pare. Mas, se o fluido não é de qualidade ou está velho, a pressão não será a mesma.
Assim, a sensação é de que você precisa pisar muito mais fundo no freio para que o carro pare.
2 – Ponto de ebulição
Como o fluido de freio trabalha em altas temperaturas, se o ponto de ebulição for muito baixo ele literalmente ferve dentro do carro.
Isso pode causar bolhas e atrapalhar a frenagem. Por isso, a qualidade é medida pelo ponto de ebulição que deve ser alto.
Assim, ele está apto para trabalhar com eficiência sem que suas propriedades originais se modifiquem.
É Importante saber que a cor do fluido de freio não influencia em nada, pois ela varia de acordo com o fabricante.
Mas, como saber sobre a qualidade? A qualidade é medida pelas duas características mencionadas e não pela coloração.
Classificação do fluido de freio
O fluido de freio é classificado pelo Departamento de Transporte dos EUA em DOT3, DOT4 e DOT5.
O que isso significa? A diferença está principalmente no ponto de ebulição: 205 C; 230 C; 260 C, respectivamente.
Não há problema em substituir DOT3 pelo DOT4 ou o DOT4 pelo DOT5, mas nunca faça o contrário.
Manutenção e Troca do Fluido de Freio
O fluido de freio é importantíssimo para a segurança e frenagem do automóvel. Assim, a medida que o tempo vai passando, ele ele absorve umidade do ar e vai se diluindo, ficando “aguado” e perdendo suas características originais.
Assim, acontece uma redução no ponto de ebulição. Ele vai ferver dentro do seu carro! E isso pode ocasionar falha na frenagem devido às bolhas que se formam.
E ainda ele perde a compressibilidade, ou seja, dá aquela impressão de ter que afundar o pé para frear.
Por isso, é recomendável verificar o fluido de freio pelo menos uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados. e fazer a troca no máximo a cada dois anos ou 20 mil quilômetros rodados.
Procure uma Oficina de Confiança
Na verificação, são utilizadas ferramentas capazes de medir o ponto de ebulição e mensurar a porcentagem de água, que não deve passar de 4%.
Por isso, é importante que você faça o “check-up” do seu carro, e mais do que isso, em uma oficina de confiança.
Preste atenção em algumas dicas a mais: Luz de freio não apaga? É hora de trocar o fluido de freio. A cor ou a viscosidade do fluido estão alteradas? É hora de trocar!
Importante: Se você perceber a diminuição do nível do fluido de freio é indicado procurar a origem do vazamento antes de fazer o preenchimento do fluido.
Em casos de emergência, se pode apenas “completar”. Mas, é preciso resolver o problema. Outro detalhe importante é trocar todo o fluido para evitar contaminação no sistema de freio.
Procure sempre uma oficina de confiança para fazer os serviços de manutenção e Revisão Periódica no seu carro.
Na Dennyon Auto Center você encontra um atendimento especial, com equipe capacitada para atender os clientes com com qualidade!
Quem ama carros, vai amar o atendimento da Dennyon… Serviços de qualidade com preço justo!