A correia dentada arrebentou e agora? Você sabe o que fazer?

A correia dentada arrebentou e agora? Você sabe distinguir o sinal característico de uma correia dentada quebrada?

Este é um assunto que faz o proprietário de um veículo temer! Pois sabemos, que se a correia dentada arrebentar, o motor simplesmente não irá mais funcionar.

Qual a função da correia dentada?

Primeiramente precisamos saber para que serve a correia dentada em um motor.

Você sabe a importância da correia dentada para o funcionamento do motor do carro? 

Ela é uma das peças mais importantes do motor de um veículo. É a peça que liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor. 

Sua função é promover um sincronismo e fazer com que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato.

Além disso, ela mantém o sincronismo entre o virabrequim, que passa a força do motor para as rodas, e o comando de válvulas, que é a peça responsável pela entrada e saída de gases no cilindro.

O que acontece se a correia dentada arrebentar?

Como já dissemos anteriormente, se a correia dentada arrebentou, já é um motivo para o motorista se desesperar.

O fato é que se a correia dentada arrebentou, o motor simplesmente parou de funcionar.

E o pior, se ocasionalmente, a correia dentada arrebentar com o motor em funcionamento, existe o risco de acontecer danos em outras peças do motor.   

Sem a correia dentada, o motor perde o sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.

Assim, as válvulas param, deixando de receber o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. 

Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais. 

Por isso o motor para e por acontecer danos em outras peças do motor, como já dissemos anteriormente, o alto custo do conserto é fatal!

O que fazer se a correia dentada arrebentar?

Dependendo da velocidade em que a correia dentada arrebentar, existe a possibilidade de abrir o motor para troca das válvulas e retífica do cabeçote. 

Mas não é incomum a troca de pistões e bielas, que podem ser destruídos pelo choque com as válvulas.

Existe uma maneira de reduzir os danos. Você pode pisar imediatamente na embreagem se for câmbio manual. Se for automático, coloque a alavanca em N e desligue a ignição.

isso evita que as rodas façam o motor girar ou que ele continue funcionando por conta própria.

Atenção: Não tente dar a partida no motor após ocorrer esse problema. Isso poderá danificar ainda mais o motor. Neste momento o carro precisa ser rebocado para uma oficina mecânica.    

É possível saber se a correia dentada vai arrebentar?

Não é possível saber se a correia dentada vai arrebentar. Não existe nenhum indício além das marcas de desgaste características.

No entanto, muitas vezes essas marcas não podem ser vistas pois a correia fica protegida por uma capa.

Mas, ressecamento ou montagem errada podem ser fatais ao componente.

Assim, a troca preventiva é a melhor providência para evitar esse grande problema que causa tanta dor de cabeça ao proprietário.

Então é recomendável seguir o plano de revisão determinado no manual do fabricante do veículo. 

Geralmente a troca da correia dentada é feita entre 40.000 quilômetros e 100.000 quilômetros. 

Mas isso dependerá do modelo do veículo. Além disso, com o uso severo do veículo é necessário trocar mais cedo.

Como evitar que a correia dentada quebre?

Não há como evitar que a correia dentada arrebente porém, como já dissemos anteriormente, é possível evitar fazendo a manutenção preventiva.

Para evitar essa vulnerabilidade na correia dentada, alguns fabricantes optam pela corrente de aço, que faz o mesmo serviço que a correia, porém, dura mais 

Geralmente essa corrente não apresenta defeitos – em geral, só quando há falhas na manutenção de óleo e filtros.    

A corrente de aço também precisa ser substituída, porém ela é capaz de “avisar” que antes de quebrar, os elos de uma corrente fazem barulho durante um bom tempo.

A durabilidade da corrente de aço é maior pelo uso do próprio material (aço) e ainda recebe a lubrificação do óleo do motor.

Quando fazer a revisão e a troca da correia dentada?

Como já dissemos não é possível identificar os problemas em uma correia dentada, a não ser que se desmonte algumas partes do motor.

Então, é importante que o dono do veículo acompanhe a quilometragem ideal ficando atento ao manual do proprietário.

E assim, procurar por uma oficina mecânica de qualidade para verificar o estado da peça e se necessário trocá-la.

Atenção: quando o carro está ligado, parado, mesmo que não esteja gerando quilometragem, as peças funcionam normalmente. Por isso é importante ressaltar que além de trocar a correia dentada é preciso fazer a revisão do conjunto de transmissão de força, composto por polias e tensionadores.   

Lembre-se também de verificar a bomba de água, pois também é acionada pela correia.

Como aumentar a vida útil da correia dentada do seu carro

Alguma vez você percebeu um tranco na hora de trocar as marchas? Isso é muito prejudicial para o motor do carro!

Esse tranco está relacionado a correia dentada, pois é ela que transmite o movimento e sincroniza os eixos de manivelas e comando de válvulas do motor.

Esses trancos e socos que o carro pode dar na troca de marchas acontecem quando você não se atenta ao tempo da sincronia entre o acionamento do pedal da embreagem e a aceleração do carro.

Melhor explicando, isso ocorre porque o motorista demora demais para acelerar novamente depois que a marcha foi passada.

Isso também pode acontecer quando você faz o movimento no tempo certo da sincronia, mas o carro está em velocidade inadequada. Ou seja, quando você não diminui ou aumenta a velocidade para a mudança de marcha.

Por que o tranco prejudica o motor?

Para entender melhor, esse tranco prejudica o carro pois age diretamente sobre a correia dentada.

Portanto, se o giro de motor está alto, e você não frear suavemente para a velocidade baixar, ocorrerá uma distensão na correia dentada.

Se isso acontecer com frequência, depois de um tempo, a correia poderá arrebentar e destruir outras partes do motor do carro. 

Assim, se o motorista  quiser aumentar a vida útil da peça, é essencial evitar esses trancos.

Conclusão

Vimos que não é possível saber se a correia dentada vai arrebentar. Não existe nenhum indício além das marcas de desgaste características.

Então, a melhor forma de evitar que isso aconteça é fazendo a revisão preventiva.

Uma oficina de confiança, poderá desmontar algumas partes do motor e verificar como o estado da correia dentada se encontra, podendo fazer a troca se necessário.

Porém, existe uma forma de aumentar a vida útil da correia dentada. Basta fazer os movimentos certos de sincronia entre o acionamento do pedal da embreagem e a aceleração do carro.

É importante ficar atento e evitar os trancos na hora da troca de marcha e se atentar à sincronia descrita acima.

Na Dennyon Auto Center, você faz a revisão no seu veículo e a troca da correia dentada com profissionais de alta qualidade. Entre em contato conosco e saiba mais.

 

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