Ar condicionado do carro não está funcionando, o que pode ser?

O ar condicionado do carro não está funcionando, entenda o que pode ser e como sanar o problema para não passar nervoso com isso!

Sabemos que é quase impossível fazer um trajeto aqui no Brasil sem ar condicionado, não é mesmo?

Pior é quando você tem o sistema instalado no seu veículo, mas ele não está gelando!

Entenda: nos sistemas de ar-condicionado automotivos existem várias configurações como os análogos e os digitais.

Porém, o funcionamento de ambos é bem parecido em quase todos os casos, assim é fácil identificar os problemas.

Ar condicionado não gela, o que pode ser?

Apesar de dispor de uma lógica de funcionamento simples, os sistemas de ar-condicionado podem apresentar configurações bastante complexas.

Isso, porque o layout é escolhido pela montadora e portanto, não tem muito a ver com a complexidade do sistema em si, porém, pode deixar o trabalho um pouquinho mais complicado de fazer.

Então, alguns dos problemas você será capaz de resolver sozinho, outros precisarão de um especialista em manutenção automotiva.

Porém , você poderá identificar (e isso é importante!) os problemas na sua própria garagem!

Por isso, preparamos essa lista para você poder identificar porque o ar condicionado do carro não está funcionando. Confira!

1 – Filtro do ar-condicionado

Primeiramente, é necessário verificar o estado do filtro de ar.

O filtro de ar é responsável por garantir a qualidade do ar no interior do carro. Porém, é um dos maiores causadores de problemas de mau funcionamento do sistema de refrigeração.

Quando o filtro do ar condicionado estiver muito sujo, e às vezes, até entupido, o fluxo de ar ficará menor, não refrigerando a cabine.

Portanto, é preciso ficar sempre atento e realizar limpezas no filtro de ar, periodicamente.

Essa manutenção poderá ser feita em casa. Basta consultar o manual do proprietário para saber as recomendações de troca e o modelo do filtro.

Porém, você poderá levar o carro até um profissional especializado para fazer o serviço, já que a mão de obra nesse caso costuma ser barata.

2 – Compressor do ar-condicionado

O ar-condicionado do carro para funcionar precisa que o compressor dê início ao ciclo de refrigeração.

Sem o compressor, será praticamente impossível resfriar o carro.

Se o fluxo de ar no sistema e na cabine estiver normal, mas mesmo assim o ar não está gelando, poderá ser um problema no ciclo de compressão do fluído refrigerante. 

Esse problema pode ser causado por falhas como:

  • Vazamento nas mangueiras ou válvulas do compressor;
  • Correia do compressor quebrada, faltante ou patinando;
  • Polia do compressor mal dimensionada;
  • Falta de lubrificação no compressor.

Os problemas relacionados à correia e à polia podem ser identificados visualmente ou pelo ouvido, ou seja, som de carro patinando quando o motor é acelerado.

Os problemas restantes são um pouco mais difíceis de identificar, por isso procurar uma oficina mecânica é, fundamental!

3 – Gás do ar-condicionado está vazando

O vazamento do gás-do ar-condicionado é um problema bem comum. 

O sistema automotivo conta com várias mangueiras, dutos e conexões que estão sempre submetidas a trepidação e solavancos que podem comprometer a circulação do gás, fazendo o ar-condicionado parar de gelar.

Sem o gás refrigerante ou com pouca pressão o sistema não é capaz de realizar a troca de calor adequadamente.

O gás do ar-condicionado pode ser trocado e reabastecido em oficinas mecânicas de qualidade, portanto se todo o gás eventualmente escapar, ainda é possível restabelecer o sistema. 

Porém, identificar o vazamento pode ser uma tarefa difícil. 

Para as mangueiras e conexões de fácil acesso, que estão à vista do proprietário, basta utilizar um pouco de água e sabão para detectar os pontos onde existe o vazamento do gás (o sabão começará a “borbulhar” onde existe vazamento). 

Porém, o layout de montagem pode ser mais complicado e nem todas as mangueiras e dutos ficarem visíveis ou de fácil acesso. Nesses casos, prefira levar o carro até uma oficina.

4 – Problema elétrico no ar-condicionado

Falhas elétricas no ar-condicionado são comuns.

Por isso se o ar condicionado do carro não está funcionando pode ser problemas elétricos que estão ligados aos botões, alavancas e sistemas que o motorista usa para ligar e regular no painel.

Quando existe falha em algum botão, o sistema não é acionado ou funciona parcialmente.

Ou ainda, as ventoinhas internas, responsáveis pela circulação do ar na cabine, podem estar queimadas, ou trabalhando em baixa velocidade.

Porém, esses problemas precisam ser resolvidos por um profissional, pois necessitam da desmontagem do painel de instrumentos do carro para realização dos reparos nos circuitos e sistemas elétricos.

5 – Radiador do ar-condicionado e Ventoinhas

É preciso ficar atento à todos os componentes envolvidos no sistema de ar-condicionado veicular e garantir que eles estejam funcionando corretamente.

Por isso, se o ar condicionado do carro não está funcionando, fique atento à:

Dicas da Dennyon Auto Center   

Radiador do ar-condicionado – ele precisa estar limpo, tanto na colmeia, quanto na tubulação. Faça a verificação externa que é mais fácil e, se precisar de um diagnóstico mais completo, procure uma oficina mecânica.

Ventoinha do ar-condicionado – fique atento nelas para notar algum mau funcionamento que possa estar prejudicando o sistema.

Fusível do ar-condicionado – quando o sistema elétrico percebe uma sobrecarga elétrica no sistema do ar, o fusível queima, protegendo o sistema de uma falha ainda maior.

Sistema de controle da marcha lenta – quando você liga o ar-condicionado, o carro afoga. Isso acontece quando existe algum problema com o sistema que controla a marcha lenta do veículo.

Vazamento de água do ar-condicionado – acontece com todos os carros que possuem ar-condicionado. A água que vaza por debaixo do carro quando o sistema está ligado é fruto da condensação, que acaba se acumulando na parte externa das tubulações e escorrendo como água. Procure um mecânico assim que possível.

Dicas de como aumentar a vida útil do ar-condicionado do carro

Algumas atitudes simples poderão aumentar a vida útil do sistema de ar-condicionado do carro.

  • Faça a limpeza do filtro do ar-condicionado regularmente;
  • Ligar o ar-condicionado diariamente (ainda que rapidamente) para ajudar na lubrificação do sistema;
  • Evitar ligar o ar-condicionado depois de deixar o carro muito tempo no sol.

Seguindo essas dicas básicas e prestando atenção aos problemas, é bastante provável que seu ar-condicionado esteja sempre em dia.

Gostou do nosso post? Já teve algum problema com o ar-condicionado do carro? Conte para nós nos comentários. Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares.

A Dennyon Auto Center, é uma oficina mecânica que oferece os mais diversificados serviços automotivos. Possui profissionais capacitados para avaliar e reparar os problemas do seu carro com muita qualidade.

Se o ar condicionado do carro não está funcionandoentre em contato conosco e aproveite para fazer um check-up grátis no seu veículo com nosso scanner, um aparelho tecnológico de alta performance!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Search

Assuntos

Últimas Postagens

Abrir chat
1
Precisa de ajuda
Olá!
Podemos te ajudar?