Para quem não dispensa beleza no carro, calotas automotivas são um estilo para o carro e fazem muita diferença em termos de beleza e design.
Hoje em dia, existem vários tipos de calotas para usar no carro, para aqueles que não economizam em uma customização e para quem quer manter a segurança das rodas.
Quando falamos de estética ou de segurança, o uso das calotas é imprescindível e é importante conhecer todos os tipos de calota, para saber qual se encaixa melhor no seu carro e qual atenderá as suas necessidades.
Por isso preparamos este post exatamente para você! Fique ligado!
Calotas Universais x Calotas de um modelo
Algumas podem ser fabricadas para um ou mais modelos de carros. No mercado automotivo, podemos encontrar as calotas universais e as calotas que servem para apenas um modelo.
As universais, como o próprio nome já diz, elas servem em diversos veículos. Porém, se houver alguma diferença a montadora tem obrigação de informar essa característica.
Por isso é importante estar atento às características do modelo que deseja comprar.
Também, quando uma calota é feita para um determinado veículo, o encaixe dela é específico para ele, não fixando em outro automóvel, mesmo se este for da mesma montadora.
Uma dica: na hora de comprar uma calota nova leve em consideração o tamanho roda do seu veículo. Se não, a calota não irá encaixar e você terá dores de cabeça.
Os tipos de calota
Agora que você conhece as universais e as calotas feitas para um modelo só, fica mais fácil de entender os tipos de calota.
1 – Calotas fechadas
As calotas fechadas são fabricadas para um modelo de carro ou com encaixe universal.
O nome se dá porque elas tampam toda a roda do veículo, sem deixar nada aparecendo.
É um tipo de calota encontrada em veículos mais antigos. É fabricada por uma peça, por ter um apelo visual nos carros mais quadrados e robustos.
2 – Calotas abertas
As abertas são modelos muito utilizados hoje em dia. Elas possuem aberturas entre as hastes o que deixa a roda mais visível.
3 – Calotas esportivas
São o calotas que prezam a beleza do carro e propõe um estilo bem mais radical!
Por isso, esse tipo de calota dá um toque mais esportivo ao carro, e são feitas especialmente para veículos de aros maiores, para combinar com as grandes rodas desses carros.
É uma ótima opção de compra pois se encaixa bem visualmente com qualquer modelo de aros maiores.
4 – Calotas Tunning
Para quem gosta de estilo e personalização este é o modelo ideal!
Por isso, elas são exclusivas e feitas sob medida, por isso, um especialista desenha a calota de acordo como você pedir, e ela adquire um visual bem personalizado e único.
Tipos de fixação das calotas
Existem dois tipos de fixação entre as calotas: as aparafusadas e as de pressão.
Parafusadas – são as mais recomendadas, porém você pode encontrar de pressão de boa qualidade também.
Aparafusadas – são encaixadas e apertadas com os próprios parafusos, ficando fixa na roda do carro. Ela considerada a mais segura em comparação com a de pressão, pois ela é impossível de soltar.
Pressão – esse modelo é encaixado por meio de uma pressão exercida na roda do carro, ficando “travada” em frente ao aro. Mas por não serem aparafusadas, a probabilidade de serem roubadas ou escaparem com o carro em movimento é maior.
Como identificar a calota certa para o meu carro?
É preciso conhecer o aro, a quantidade de furos e as características da roda. Conhecendo isso, você poderá fazer uma escolha adequadas para seu veículo.
Por isso, aqui na Dennyon Auto Center, você encontra uma linha de calotas exclusivas, e um atendimento de alta qualidade, tanto no que diz respeito às calotas do seu carro, quanto a todos os serviços automotivos necessários.
Então, venha fazer sua Revisão Periódica aqui conosco! Teremos o prazer em receber você!