Usar combustível adulterado pode causar muitos problemas no carro e comprometer os componentes, levando a falhas menos ou mais graves.
É verdade que os preços do combustível no Brasil são realmente vergonhosos. Por isso, toda vez que o combustível aumenta, logo pensamos em abastecer o carro em um posto mais barato.
No entanto, é preciso pensar que nem sempre a economia que faremos colocando “gasolina batizada”, será positiva.
Na maioria das vezes, o combustível mais barato é adulterado e isso causa um problemão, fazendo com que a conta fique maior ainda.
O combustível adulterado é o grande vilão na perda de desempenho e avaria de peças do carro.
Por isso, neste artigo listamos alguns problemas que o combustível adulterado pode gerar. Confira!
1 – Problemas no motor
Com certeza, o motor é o primeiro que sofre danos com a gasolina ou etanol adulterados.
Quando usamos combustível adulterado, podemos provocar com isso muitas avarias no motor do carro, que podem ser muito ou pouco graves.
Dentre elas, o entupimento da bomba de gasolina, o que gera falhas no funcionamento do veículo, fazendo o motor “morrer”.
Dessa maneira, pode ser necessário dar partida no carro várias vezes para que ele volte a funcionar.
2 – Desgaste nas peças
Outro problema que o combustível adulterado causa é o desgaste nas peças como: mangueiras, bombas de combustível, catalisadores, tanques e filtros, por exemplo.
Esses desgastes de peças, podem levar a vários outros problemas como a corrosão do sistema de injeção eletrônica, responsável por injetar a quantidade exata de combustível nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdício.
3 – Problemas de aceleração
O combustível de má qualidade afeta o carro de tal forma, que ocorrem também problemas de aceleração.
Isso impacta negativamente a performance do carro, que passa a andar com menos velocidade.
4 – Entupimento de bicos e velas
Além de todos os problemas acima mencionados, o combustível adulterado também entope e sobrecarrega bicos injetores, velas e válvulas do veículo, podendo causar panes e quebras.
Cuidados que podemos ter na hora de abastecer
Um dos cuidados essenciais que podemos ter na hora de abastecer o carro, é procurar por postos de confiança.
Além disso, preste sempre atenção nos preços: valores muito baixos são convidativos, mas oferecem o risco de adulteração.
Se você não tem certeza da procedência do combustível que compra, existem documentos emitidos pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).
Dessa maneira, é possível se certificar a respeito da qualidade do combustível. Basta pedir ao frentista o documento.
Ou então, solicite um teste de qualidade. Se o posto se recusar a mostrar as comprovações, recuse-se a abastecer nele.
Quando não houver opção, e precisar abastecer em algum posto em não existe confiança, não encha o tanque. Abasteça o suficiente para chegar ao próximo posto.
Além disso, sempre peça a sua nota fiscal. Caso o combustível venha a causar algum problema no seu carro, procure o Procon e denuncie!
Caso abasteça com combustível adulterado o que fazer?
Se perceber que o combustível é adulterado, dificilmente o motor vai quebrar ou parar se for a primeira abastecida.
No entanto, fique atento aos sinais que o carro dá e jamais continue abastecendo em postos sem garantia.
Entenda: Continuar abastecendo com uma gasolina rica em solventes pode fazer com que o motor, que estava sofrendo com a detonação, passe a sofrer com a pré-ignição, algo mais grave. E já que não apresenta barulhos, e pode até furar o pistão do seu carro silenciosamente.
Se o carro estiver falhando muito, o ideal é levar em uma oficina mecânica de sua confiança e pedir para retirar o combustível adulterado.
Depois disso, coloque gasolina ou etanol aditivados em um posto de sua confiança. Encha o tanque para que o combustível bom fique em maior proporção.
Agora que você já sabe o que um combustível adulterado pode causar de danos no seu veículo, compartilhe este artigo com seus parentes e amigos para que eles também possam se prevenir.
Conheça a Dennyon Auto Center e tudo o que podemos oferecer para seu veículo. Aqui você tem a garantia que será feito somente o serviço que realmente precisa ser feito!
Aproveite para saber mais através dos nossos artigos. Você poderá gostar também:
Barulhos no motor do carro: saiba o que pode estar acontecendo.
Suspensão do carro: como é possível identificar os problemas.
A correia dentada arrebentou e agora?