Os bicos injetores são os responsáveis por garantir a dosagem certa do combustível no carro.
Por isso, os bicos podem acumular sujeira ao longo do tempo e trazer muitos problemas.
Assim, preparamos este post para que você possa conhecer um pouco mais sobre bicos injetores: funcionamento, quando e porque limpar.
Fique conosco e saiba mais!
Funcionamento dos bicos injetores
Para que o funcionamento possa ocorrer de forma adequada, o motor precisa receber a quantidade certa de combustível, para acontecer a combustão.
Os orifícios dos bicos são bem pequenos e permitem a injeção de minúsculas gotas. Assim, o combustível deve ser injetado de forma pulverizada.
Dessa maneira, a mistura com o ar fica o mais homogênea possível e permite que se perca a menor quantidade possível de combustível.
No entanto, por terem orifícios tão pequenos, os bicos injetores podem ser obstruídos com apenas uma sujeira minúscula.
Assim, prejudica a saída do combustível para o motor, o que pode gerar uma aumento no consumo, além de falhas na aceleração e ainda, perda da potência.
Os bicos injetores são peças fundamentais para o bom funcionamento do veículo.
Uma dica: aposte na manutenção preventiva. Substitua o filtro de combustível regularmente (a cada troca de óleo) e abasteça em postos de confiança.
O Pior Inimigo dos Bicos Injetores
O pior inimigo do bico injetor é o combustível de má qualidade, que muitas vezes, para economizar, é colocado no carro
É ele que pode causar o entupimento do sistema.
“Quando o combustível que se coloca no veículo não é de boa qualidade, ele acaba deixando resíduos no motor, o que chamamos de ‘borra’ e, isso faz com que altere a injeção de combustível”, explica Henrique da Dennyon Auto Center.
Os combustíveis muitas vezes são contaminados antes mesmo de chegar aos postos, ainda no processo de transporte e armazenamento.
Por isso, é fundamental trocar o filtro de gasolina de acordo com a indicação do manual do fabricante do carro.
Pois, a função do filtro de gasolina é exatamente evitar que a sujeira chegue aos bicos injetores.
Geralmente, os filtros de gasolina devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros.
Dica: Uma forma de evitar o acúmulo de borra que afeta os bicos injetores, é utilizar combustível aditivado, pois dessa maneira é possível prevenir que o desempenho de injeção eletrônica seja afetado.
Quando fazer a limpeza de bicos injetores
A limpeza dos bicos injetores é indicada em caso de grande acúmulo de sujeira.
E isso, pode ser detectado por aparelhos específicos nas oficinas mecânicas.
Mas, para evitar que isso aconteça, seguir algumas dicas é essencial:
- Troque o filtro do combustível. O prazo correto vem indicado no manual do proprietário;
- Procure abastecer em lugares de confiança;
- Use combustível aditivado, pois possuem substâncias que removem resíduos do sistema de injeção eletrônica;
- Sempre que for fazer manutenção preventiva escolha uma oficina de confiança.
Como é feita a limpeza de bicos injetores
Como dissemos anteriormente, procure por uma oficina de confiança, onde o mecânico poderá fazer a limpeza de duas maneiras:
1 – Máquina de limpeza
Na oficina primeiro o mecânico irá tirar a caixa do filtro de ar, a mangueira e os chicotes.
Logo após, as válvulas injetoras são retiradas da flauta do carro e instaladas na flauta da máquina de limpeza de bico.
Dessa maneira, coloca-se a flauta em uma cuba com a solução de limpeza e então ativa a função limpeza – ultrassom.
Isso faz com partículas contidas nas válvulas se soltem devido à alta frequência das vibrações do ultrassom, desobstruindo os bicos.
Após todo o processo, as válvulas são recolocadas na flauta do carro.
2 – Aplicação de produto específico
No segundo processo, o mecânico coloca um produto específico na flauta do carro e então liga o motor.
Dessa forma, a goma incrustada na válvula injetora é diluída e expulsa quando a válvula abre.
Faça um diagnóstico cuidadoso antes de limpar os bicos injetores
Teoricamente, as válvulas são autolimpantes e não precisam passar pelo processo de limpeza, porém por causa da má qualidade dos combustíveis acaba que o motor sai prejudicado.
No entanto, o mecânico deve ser capaz de diagnosticar se a válvula injetora em si está defeituosa, já que o acúmulo de sujeira pode fazer o componente trabalhar forçado e danificá-lo.
Caso isso ocorra, não adianta limpar: a válvula injetora deve ser substituída.
Para saber se seu veículo precisa ou não da limpeza dos bicos injetores, ou ainda a troca da válvula injetora, venha fazer um diagnóstico aqui na Dennyon Auto Center.
Aqui você tem a garantia que será feito somente o serviço que realmente precisa ser feito!
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