Bicos injetores: você sabe quando limpar e por quê?

Os bicos injetores são os responsáveis por garantir a dosagem certa do combustível no carro.

Por isso, os bicos podem acumular sujeira ao longo do tempo e trazer muitos problemas.

Assim, preparamos este post para que você possa conhecer um pouco mais sobre bicos injetores: funcionamento, quando e porque limpar.

Fique conosco e saiba mais!

Funcionamento dos bicos injetores

Para que o funcionamento possa ocorrer de forma adequada, o motor precisa receber a quantidade certa de combustível, para acontecer a combustão.

Os orifícios dos bicos são bem pequenos e permitem a injeção de minúsculas gotas. Assim, o combustível deve ser injetado de forma pulverizada.

Dessa maneira, a mistura com o ar fica o mais homogênea possível e permite que se perca a menor quantidade possível de combustível.

No entanto, por terem orifícios tão pequenos, os bicos injetores podem ser obstruídos com apenas uma sujeira minúscula.

Assim, prejudica a saída do combustível para o motor, o que pode gerar uma aumento no consumo, além de falhas na aceleração e ainda, perda da potência.

Os bicos injetores são peças fundamentais para o bom funcionamento do veículo.

Uma dica: aposte na manutenção preventiva. Substitua o filtro de combustível regularmente (a cada troca de óleo) e abasteça em postos de confiança.

O Pior Inimigo dos Bicos Injetores

O pior inimigo do bico injetor é o combustível de má qualidade, que muitas vezes, para economizar,  é colocado no carro

É ele que pode causar o entupimento do sistema. 

“Quando o combustível que se coloca no veículo não é de boa qualidade, ele acaba deixando resíduos no motor, o que chamamos de ‘borra’ e, isso faz com que altere a injeção de combustível”, explica Henrique da Dennyon Auto Center.

Os combustíveis muitas vezes são contaminados antes mesmo de chegar aos postos, ainda no processo de transporte e armazenamento.

Por isso, é fundamental trocar o filtro de gasolina de acordo com a indicação do manual do fabricante do carro.

Pois, a função do filtro de gasolina é exatamente evitar que a sujeira chegue aos bicos injetores.

Geralmente, os filtros de gasolina devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros.

Dica: Uma forma de evitar o acúmulo de borra que afeta os bicos injetores, é utilizar combustível aditivado, pois dessa maneira é possível prevenir que o desempenho de injeção eletrônica seja afetado. 

Quando fazer a limpeza de bicos injetores

A limpeza dos bicos injetores é indicada em caso de grande acúmulo de sujeira.

E isso, pode ser detectado por aparelhos específicos nas oficinas mecânicas.

Mas, para evitar que isso aconteça, seguir algumas dicas é essencial:

  • Troque o filtro do combustível. O prazo correto vem indicado no manual do proprietário;
  • Procure abastecer em lugares de confiança;
  • Use combustível aditivado, pois possuem substâncias que removem resíduos do sistema de injeção eletrônica;
  • Sempre que for fazer manutenção preventiva escolha uma oficina de confiança.

 

Como é feita a limpeza de bicos injetores

Como dissemos anteriormente, procure por uma oficina de confiança, onde o mecânico poderá fazer a limpeza de duas maneiras:

1 – Máquina de limpeza

Na oficina primeiro o mecânico irá tirar a caixa do filtro de ar, a mangueira e os chicotes. 

Logo após, as válvulas injetoras são retiradas da flauta do carro e instaladas na flauta da máquina de limpeza de bico.

Dessa maneira, coloca-se a flauta em uma cuba com a solução de limpeza e então ativa a função limpeza – ultrassom.

Isso faz com  partículas contidas nas válvulas se soltem devido à alta frequência das vibrações do ultrassom, desobstruindo os bicos. 

Após todo o processo, as válvulas são recolocadas na flauta do carro.

2 – Aplicação de produto específico

No segundo processo, o mecânico coloca um produto específico na flauta do carro e então liga o motor. 

Dessa forma, a goma incrustada na válvula injetora é diluída e expulsa quando a válvula abre.

Faça um diagnóstico cuidadoso antes de limpar os bicos injetores

Teoricamente, as válvulas são autolimpantes e não precisam passar pelo processo de limpeza, porém por causa da má qualidade dos combustíveis acaba que o motor sai prejudicado.

No entanto, o mecânico deve ser capaz de diagnosticar se a válvula injetora em si está defeituosa, já que o acúmulo de sujeira pode fazer o componente trabalhar forçado e danificá-lo. 

Caso isso ocorra, não adianta limpar: a válvula injetora deve ser substituída.

Para saber se seu veículo precisa ou não da limpeza dos bicos injetores, ou ainda a troca da válvula injetora, venha fazer um diagnóstico aqui na Dennyon Auto Center.

Aqui você tem a garantia que será feito somente o serviço que realmente precisa ser feito!

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar este post com seus amigos e conhecer um pouco mais sobre nossos artigos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Search

Assuntos

Últimas Postagens

Abrir chat
1
Precisa de ajuda
Olá!
Podemos te ajudar?