A correia dentada arrebentou e agora? Você sabe distinguir o sinal característico de uma correia dentada quebrada?
Este é um assunto que faz o proprietário de um veículo temer! Pois sabemos, que se a correia dentada arrebentar, o motor simplesmente não irá mais funcionar.
Qual a função da correia dentada?
Primeiramente precisamos saber para que serve a correia dentada em um motor.
Você sabe a importância da correia dentada para o funcionamento do motor do carro?
Ela é uma das peças mais importantes do motor de um veículo. É a peça que liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor.
Sua função é promover um sincronismo e fazer com que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato.
Além disso, ela mantém o sincronismo entre o virabrequim, que passa a força do motor para as rodas, e o comando de válvulas, que é a peça responsável pela entrada e saída de gases no cilindro.
O que acontece se a correia dentada arrebentar?
Como já dissemos anteriormente, se a correia dentada arrebentou, já é um motivo para o motorista se desesperar.
O fato é que se a correia dentada arrebentou, o motor simplesmente parou de funcionar.
E o pior, se ocasionalmente, a correia dentada arrebentar com o motor em funcionamento, existe o risco de acontecer danos em outras peças do motor.
Sem a correia dentada, o motor perde o sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.
Assim, as válvulas param, deixando de receber o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão.
Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais.
Por isso o motor para e por acontecer danos em outras peças do motor, como já dissemos anteriormente, o alto custo do conserto é fatal!
O que fazer se a correia dentada arrebentar?
Dependendo da velocidade em que a correia dentada arrebentar, existe a possibilidade de abrir o motor para troca das válvulas e retífica do cabeçote.
Mas não é incomum a troca de pistões e bielas, que podem ser destruídos pelo choque com as válvulas.
Existe uma maneira de reduzir os danos. Você pode pisar imediatamente na embreagem se for câmbio manual. Se for automático, coloque a alavanca em N e desligue a ignição.
isso evita que as rodas façam o motor girar ou que ele continue funcionando por conta própria.
Atenção: Não tente dar a partida no motor após ocorrer esse problema. Isso poderá danificar ainda mais o motor. Neste momento o carro precisa ser rebocado para uma oficina mecânica.
É possível saber se a correia dentada vai arrebentar?
Não é possível saber se a correia dentada vai arrebentar. Não existe nenhum indício além das marcas de desgaste características.
No entanto, muitas vezes essas marcas não podem ser vistas pois a correia fica protegida por uma capa.
Mas, ressecamento ou montagem errada podem ser fatais ao componente.
Assim, a troca preventiva é a melhor providência para evitar esse grande problema que causa tanta dor de cabeça ao proprietário.
Então é recomendável seguir o plano de revisão determinado no manual do fabricante do veículo.
Geralmente a troca da correia dentada é feita entre 40.000 quilômetros e 100.000 quilômetros.
Mas isso dependerá do modelo do veículo. Além disso, com o uso severo do veículo é necessário trocar mais cedo.
Como evitar que a correia dentada quebre?
Não há como evitar que a correia dentada arrebente porém, como já dissemos anteriormente, é possível evitar fazendo a manutenção preventiva.
Para evitar essa vulnerabilidade na correia dentada, alguns fabricantes optam pela corrente de aço, que faz o mesmo serviço que a correia, porém, dura mais
Geralmente essa corrente não apresenta defeitos – em geral, só quando há falhas na manutenção de óleo e filtros.
A corrente de aço também precisa ser substituída, porém ela é capaz de “avisar” que antes de quebrar, os elos de uma corrente fazem barulho durante um bom tempo.
A durabilidade da corrente de aço é maior pelo uso do próprio material (aço) e ainda recebe a lubrificação do óleo do motor.
Quando fazer a revisão e a troca da correia dentada?
Como já dissemos não é possível identificar os problemas em uma correia dentada, a não ser que se desmonte algumas partes do motor.
Então, é importante que o dono do veículo acompanhe a quilometragem ideal ficando atento ao manual do proprietário.
E assim, procurar por uma oficina mecânica de qualidade para verificar o estado da peça e se necessário trocá-la.
Atenção: quando o carro está ligado, parado, mesmo que não esteja gerando quilometragem, as peças funcionam normalmente. Por isso é importante ressaltar que além de trocar a correia dentada é preciso fazer a revisão do conjunto de transmissão de força, composto por polias e tensionadores.
Lembre-se também de verificar a bomba de água, pois também é acionada pela correia.
Como aumentar a vida útil da correia dentada do seu carro
Alguma vez você percebeu um tranco na hora de trocar as marchas? Isso é muito prejudicial para o motor do carro!
Esse tranco está relacionado a correia dentada, pois é ela que transmite o movimento e sincroniza os eixos de manivelas e comando de válvulas do motor.
Esses trancos e socos que o carro pode dar na troca de marchas acontecem quando você não se atenta ao tempo da sincronia entre o acionamento do pedal da embreagem e a aceleração do carro.
Melhor explicando, isso ocorre porque o motorista demora demais para acelerar novamente depois que a marcha foi passada.
Isso também pode acontecer quando você faz o movimento no tempo certo da sincronia, mas o carro está em velocidade inadequada. Ou seja, quando você não diminui ou aumenta a velocidade para a mudança de marcha.
Por que o tranco prejudica o motor?
Para entender melhor, esse tranco prejudica o carro pois age diretamente sobre a correia dentada.
Portanto, se o giro de motor está alto, e você não frear suavemente para a velocidade baixar, ocorrerá uma distensão na correia dentada.
Se isso acontecer com frequência, depois de um tempo, a correia poderá arrebentar e destruir outras partes do motor do carro.
Assim, se o motorista quiser aumentar a vida útil da peça, é essencial evitar esses trancos.
Conclusão
Vimos que não é possível saber se a correia dentada vai arrebentar. Não existe nenhum indício além das marcas de desgaste características.
Então, a melhor forma de evitar que isso aconteça é fazendo a revisão preventiva.
Uma oficina de confiança, poderá desmontar algumas partes do motor e verificar como o estado da correia dentada se encontra, podendo fazer a troca se necessário.
Porém, existe uma forma de aumentar a vida útil da correia dentada. Basta fazer os movimentos certos de sincronia entre o acionamento do pedal da embreagem e a aceleração do carro.
É importante ficar atento e evitar os trancos na hora da troca de marcha e se atentar à sincronia descrita acima.
Na Dennyon Auto Center, você faz a revisão no seu veículo e a troca da correia dentada com profissionais de alta qualidade. Entre em contato conosco e saiba mais.
Uma resposta
Informações de grande valia.